quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lei do açucar

A Lei do Açúcar foi aprovada em 5 de abril de 1764 pelo parlamento inglês. Essa lei substituía a Lei do Melaço, reduzindo pela metade os impostos cobrados sobre o melaço, mas estabelecendo novos impostos adicionais sobre o açucar, e tinha como objetivo por um fim no contrabando e de proteger os agricultores ingleses radicados nas antilhas. Taxava o açucar que entrava nos Estados Unidos da América e que não fosse comprado das Antilhas inglesas. Sendo matéria-prima do rum, e este por sua vez, juntamente com o tabaco eram utilizados pelos colonos para comprar escravos na Africa, a lei desagradou muito os habitantes da então colônia inglesa. O objetivo da lei do açúcar era incentivar os colonos a consumir somente o açúcar diretamente dos ingleses. Aumentava os impostos que os colonos deviam pagar sobre o melaço, o vinho, o café, a seda, roupas brancas, artigos de luxo e o linho em seus portos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Guerra de 7 Anos

A Guerra dos Sete Anos ocorreu entre 1756 a 1763 e se espalha do território norte americano ao continente europeu. Sua origem está na competição econômica e colonial franco-inglesa nos Estados Unidos, Índia, Terranova e Nova Escócia por colonos britânicos da costa nordeste.

Em resistência, as tropas da França, juntam-se a tribos indígenas e atacam as 13 colônias inglesas da região. Frente à França, estas são obrigadas a se unir à Coroa britânica, deixando de lado atritos comerciais com a metrópole. A Inglaterra vence o conflito que é chamado de “a guerra contra os franceses e os índios”.

A guerra se espalhou na Europa pelo resultado inicial francês sobre as colônias norte-americanas. A Inglaterra une-se à Prússia e fecha os portos franceses. Os ingleses tomam posse de Quebec, Montreal e a região dos Grandes Lagos.
Resultado disso, a Inglaterra entrega grande parte do Império colonial francês. A França da à Inglaterra o Canadá, o Cabo Bretão, o Senegal e a Gâmbia . 

Embora seja vencedora, a Inglaterra fica em péssima situação financeira. Em Londres, o Parlamento resolve penalizar os colonos com parte dos custos da guerra. A revolta surge e aumenta com a proibição inglesa de posse das terras conquistadas dos franceses pelos norte-americanos, obrigando-os a viver apenas próximos do litoral.

A Guerra dos Sete Anos acirra, arrumando o terreno para a luta pela independência dos EUA. Alguns líderes do movimento de autonomia norte-americana aparecem justo nessa época, caso do presidente George Washington.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O processo de independência

      Entre 1756 e 1763, ingleses e franceses se envolveram na Guerra dos Sete Anos, iniciada por causa da disputa de fronteiras entre suas colônias na América do Norte e na Índia. A Inglaterra aliou-se à Prússia para combater a França e seus aliados: Áustria, Rússia, Espanha e Saxônia.
Diversas batalhas foram travadas na Europa, na Ásia. Nas colônias inglesas da América do Norte, os indígenas se aliaram tanto aos franceses quanto aos ingleses e tiveram papel ativo nos combates.
      Derrotada, a França cedeu aos ingleses o Canadá, o vale do Ohio e parte das Antilhas. Os espanhóis, que auxiliares os franceses na América, receberam deles o oeste do Mississipi, mas tiveram de ceder a Flórida à Inglaterra.

 
                                                           Cronologia
  • 1756  Tem início a Guerra dos Sete Anos, entre a França e a Inglaterra
  • 1764  O governo inglês impõe às suas colônias a Lei do Açúcar. Seguem-se a Lei do Selo (1765) e a Lei do Chá .
  • 1773  Colonos disfarçados de índios protestam em Boston contra a Lei do Chá.
  • 1774  O Parlamento inglês aprova as Leis Intoleráveis; representantes dos colonos se reúnem no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia e pedem a revogação das Leis Intoleráveis.
  • 1775  Eclodem conflitos armados entre colonos e ingleses.
  • 1776  Reunidos no Segundo Congresso Continental da Filadélfia, os colonos aprovam a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
  • 1781  Apoiados por forças francesas e espanholas, os colonos vencem as tropas inglesas na batalha de Yorktown.
  • 1783   É assinado o Tratado de Versalhes, pelo qual o governo da Inglaterra reconhece a independência dos Estados Unidos.
  • 1787   É aprovada a Constituição dos Estados Unidos da América.
  • 1789  George Washington é eleito presidente dos Estados Unidos.